Não é a toa que a marca de luxo Osklen, de Oskar Metsavaht,  possui até selo de premiação por sustentabilidade. Estão abertas, até o dia 10 de outubro, as inscrições para o Programa de Aceleração de Soluções Sustentáveis para Calçados, uma iniciativa da Osklen, Instituto-E, SENAI CETIQT e o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção (IST). O programa tem o objetivo de  criar condições para o desenvolvimento de produtos e componentes de calçados alinhados aos conceitos do triple bottom line da sustentabilidade – social, econômico e ambiental.

Com o lançamento do edital, startups e empresas de todo o Brasil estão sendo convidadas a participar do programa. Serão selecionados oito projetos, que receberão aporte financeiro, além de consultoria durante o desenvolvimento do produto.

Para o SENAI CETIQT, é fundamental estimular a criatividade, aliada ao desenvolvimento de iniciativas que trazem soluções ligadas à sustentabilidade e a novos modelos de negócios para o mercado. Essa parceria fortalece não só o setor de moda e confecção do país, como também abre novas possibilidades de produtos sustentáveis”, comemora o gerente do Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção do SENAI CETIQT, Fabian Diniz.

Serão admitidos projetos de desenvolvimento dos seguintes produtos, em fase de desenvolvimento ou aprimoramento de MVP (Minimum Viable Product): cadarço; entretela; biqueira; contraforte; palmilha; espuma de estrutura; forro; solado; e adesivo.

Inovação e Sustentabilidade sempre estiveram presentes e foram fundamentais na trajetória da Osklen. Então, temos agora a maior satisfação em ampliar seu alcance, incentivando o surgimento de novos talentos e sua inclusão no universo da moda de vanguarda criada no Brasil. ” menciona Oskar Metsavaht, Diretor de criação da Osklen

Trata-se de uma iniciativa de vanguarda porque reúne o setor privado, o terceiro setor e uma instituição mista para fomentar P&D em nosso país, habitualmente relegado a segundo plano, especialmente neste momento crítico que temos atravessado. De certa forma, é um ato de resistência e de oposição à contrição geral a que temos assistido. Continuamos a acreditar que a solução para o crescimento do Brasil é a adoção de um modelo sustentável de desenvolvimento”, finaliza a Diretora Executiva do Instituto-E, Nina Almeida Braga.

Para obter mais informações sobre a entrega do projeto e as etapas de seleção, acesse o edital do Programa de Aceleração de Soluções Sustentáveis para Calçados pelo link senaicetiqt.com .