Por Ricardo Ojeda Marins

A grife Hermès revelou algumas peças feitas sob medida há alguns anos exclusivamente para Karen Blixen, autora de Out of Africa, há cerca de 80 anos. As luxuosas maletas de cor tabaco e pele de crocodilo, uma encomendada em 1930 e outra em 1935, contém todos os artigos imagináveis que um autor aristocrático poderia precisar durante uma árdua jornada pela África.

Os famosos artigos de luxo da marca francesa nos remetem a um luxo clássico e customizado. A grife observa que o mais complexo dos dois modelos foi confeccionado por artesãos e foram necessárias 368 horas, ambos apresentam incrustações e gravuras, com a maioria das peças adornadas com o monograma DBF, da autora, Dineson Blixen-Finecke, um combinação de seus nomes de solteira e casada. Seu nome completo era baronesa Karen von Blixen-Finecke.

As maletas apresentam inúmeros compartimentos e caixas de couro para bebidas, acessórios para fumo, instrumentos de escrita, papel timbrado, frascos de perfume, cosméticos, cartas de baralho, jóias, pequenas ferramentas, artigos de costura, pincéis e muito mais, com alguns itens de acabamento em prata e tartaruga. No entanto, de acordo com as observações da marca Hermès, ambos parecem não apresentar indício de uso e, provavelmente, nunca chegaram ao Quênia, onde Blixen estabeleceu uma plantação de café, e aí reside um mistério. Observando que em Dezembro de 1930, quando a primeira maleta foi encomendada, Blixen estava se preparando para deixar a África, a grife acredita ser improvável que ela as tenha comprado para si própria, porém os arquivos da aquisição não são claros. Teria sido um presente de seu amante, o impetuoso piloto do exército britânico, Denys Finch Hatton?!

Hoje as maletas pertencem ao Karen Blixen Museum, que fica em Rungstedlund, a cerca de 25 km de Copenhagen, Dinamarca. Fundada em 1837, inicialmente produtora de arreios para cavalos, malas e objetos de bagagens, a grife Hermès hoje é uma das mais desejadas mundialmente, além de ser famosa por produtos legendários como a bolsa Kelly, na época em homenagem à princesa Grace Kelly, sem nunca ter saído de moda. A marca é avaliada hoje em US$8,45 bilhões, ocupando o segundo lugar do ranking das marcas mais valiosas do segmento do luxo, segundo pesquisa realizada pela empresa Millward Brown. Desde 2009, a grife possui loja própria no Brasil, no luxuoso Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.