Por Ricardo Ojeda Marins

Depois de 4 anos rodando o Brasil, o Projeto DE PEITO ABERTO revela sua experiência de sucesso em livro e exposição fotográfica inéditos. Com fotos e depoimentos de pacientes, familiares, e médicos de todo o país, livro e exposição mostram como o “cuidar” humanizado pode mudar as perspectivas de um processo tão desafiador como o tratamento do câncer de mama.

No próximo dia 6 de abril, acontecerá o lançamento do Livro “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma experiência humanista”, na Livraria Cultura – Arte, do Conjunto Nacional, em São Paulo. A publicação é um projeto realizado pela jornalista Vera Golik e pelo fotógrafo Hugo Lenzi, com o selo da Editora Alaúde, patrocinado pelo Grupo Sanofi-Aventis com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

A concepção do projeto “De Peito Aberto” surgiu após a jornalista Vera Golik e o fotógrafo Hugo Lenzi vivenciarem casos de câncer em suas próprias famílias. Criar o projeto foi a forma encontrada pelos autores de transformar a experiência pessoal em algo ativo para sensibilizar e ajudar outras pessoas.

Desde que foi lançado, em 2006, o projeto “De Peito Aberto” é sucesso de público – atingiu mais de 500 mil pessoas no país –, quebrou paradigmas e mostrou a importância do diálogo e da humanização no tratamento no processo de recuperação. Agora, o conjunto da obra – imagens, depoimentos e diálogos – toma forma de um livro que tem tudo para emocionar e estimular outras mulheres a superar os desafios da luta contra o câncer.

Sob o olhar da lente de Hugo Lenzi, na inédita mostra fotográfica que agora acompanha o livro e conta a jornada do projeto, o visitante caminha por mais de 60 painéis que revelam a história de mulheres de todo o Brasil, entre 24 e 70 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais. Lenzi procurou captar as emoções vividas por essas “guerreiras” em cada uma das etapas do câncer: do choque diante do diagnóstico ao medo da perda dos símbolos femininos – cabelo, mama, libido e fertilidade – até o sentimento de vitória com a superação da doença.  “Nosso desafio foi registrar o universo feminino sob uma perspectiva mais humana e sensível e mostrar um novo aspecto a ser trabalhado. Um alerta, um apelo, para que os profissionais de saúde de todo o país enxerguem na paciente não apenas a doença, mas o ser humano completo”, conta o fotógrafo Hugo Lenzi.

O projeto é complementado pela Palestra Interativa, a ser realizad em 10 de abril, reunindo vários participantes do projeto (pacientes, médicos e profissionais de saúde), que tem como objetivo o diálogo com o público no qual os participantes compartilham suas experiências mostrando como a vivência humanista pode ajudar a enfrentar a doença.

Programe-se e participe deste nobre projeto humanista:

06 de Abril – Lançamento do Livro “De Peito Aberto – A autoestima da mulher com câncer de mama, uma experiência humanista Local: Livraria Cultura – Loja Arte – Conjunto Nacional, das 18h30m às 21h30

06 a 22 de Abril – Lançamento da Exposição Fotográfica: “De Peito Aberto – A autoestima da mulher com câncer de mama, uma experiência humanista Local: saguão do Conjunto Nacional – De segunda a sexta, das 7h às 22 h / sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h

10 de Abril – Palestra Interativa  que reunirá vários participantes do projeto (pacientes, médicos e profissionais de saúde)Local: Cine Bombril, em frente à Livraria Cultura, no Conjunto Nacional das 10h às 12h30min