Por Ricardo Ojeda Marins

A Apple anunciou esta semana o iPhone 4, o novo modelo do iPhone. Steve Jobs, CEO da empresa, demonstrou alguns dos recursos do aparelho na WWDC 2010 (Worldwide Developers Conference), evento para desenvolvedores, que ocorre até o dia 11 de junho em São Francisco, nos Estados Unidos. A conferência foi iniciada com uma palestra de Steve Jobs, que aproveitou para comentar também o sucesso da venda de mais de 2 milhões de unidades do iPad, recém-lançado pela Apple.

O aparelho mantém os recursos do atual iPhone 3GS, como GPS, conexão 3G Bluetooth e Wi-Fi, acrescido de novidades como a espessura de 9,3 milímetros, 24% menor do que o modelo 3GS, câmera com resolução de 5 megapixels, câmera para videoconferências, tela de 3,5 polegadas com resolução de 326 pixels por polegada, corpo feito de vidro super resistente, um tipo de aço nas laterais do aparelho e outras.

O iPhone 4 começará a ser comercializado a partir de 24 de junho nos Estados Unidos, Reino Unido, França e outros países da Europa. Até o fim de julho o aparelho estará disponível em mais 17 países. O Brasil ainda não consta dessa lista. Jobs afirmou que até setembro o aparelho estará disponível em aproximadamente 88 países, mas não deu detalhes sobre quais seriam eles. É possível que o Brasil esteja entre os selecionados, mas ainda não há nenhuma informação oficial da Apple.

O sistema operacional será iOS 4.  Além do recurso multitarefa, que permite ao usuário, por exemplo, ouvir música enquanto envia um e-mail, o iPhone 4 reúne as mensagens de e-mail em conversas para facilitar o seu manuseio, permite a criação de pastas e tem suporte para comunicação segura de dados.

Além das novidades tecnológicas, uma boa notícia para os FarmVille lovers. O FarmVille, um dos aplicativos mais utilizados no Facebook está a caminho do iPhone. No evento WWDC 2010, Mark Pincus, CEO da Zynga, anunciou que o jogo terá uma versão para o iPhone. O executivo afirmou que o game estará disponível no final de junho e fazendas criadas no Facebook poderão ser acessadas pelo iPhone.

Quarta geração de um dos celulares mais inovadores e desejados mundialmente, o iPhone 4 custará, nos Estados Unidos, a partir de US$ 199 (modelo de 16 GB) em planos da AT&T, operadora exclusiva do iPhone no país.