Nos anos 90, quando o Shopping Crystal Plaza em Curitiba foi idealizado, os responsáveis pelo seu projeto arquitetônico quiseram criar um ambiente que representasse o brilho do cristal e mostrasse a luz do sol e a beleza da lua. O resultado foram linhas arquitetônicas que fluem a luminosidade natural e permitem o diálogo com a área externa, o que oferece uma sensação de liberdade e bem-estar. Foi justamente a concepção desta estrutura que favoreceu o desenvolvimento do projeto de paisagismo interno do Shopping, que hoje contempla três palmeiras da espécie livistona chinensis, com cerca de 40 anos de idade. “As palmeiras são a nossa marca registrada”, comenta a gerente de Marketing do Shopping Crystal Plaza, Lylian Vargas. Segundo ela, os clientes contam que “ao passearem entre as palmeiras, sentem-se como se estivessem no jardim de sua própria casa”.

Plantas de cerca de 40 anos recebem cuidados especiais

“Nenhum outro lugar de Curitiba possui palmeiras tão vistosas em um ambiente fechado”, comenta Rosimeri Terezinha Martins, da empresa Estética de Jardins, responsável pela manutenção das palmeiras. É em setembro, com a chegada da Primavera, que as palmeiras do Shopping Crystal Plaza apresentam o auge de sua beleza. Graças ao projeto arquitetônico do Shopping, as palmeiras recebem iluminação natural, têm espaço para crescer e apresentam temperatura e ventilação adequadas, pois estão próximas às portas de entrada do Shopping. As plantas estão enraizadas em vasos de dois metros de profundidade, que ficam subterrâneos. Hoje, sua altura chega a cerca de oito metros. “É raro encontrar plantas como estas frutificando e crescendo fora do seu ambiente natural”, diz Rosemeri.

Um projeto paisagístico deve levar em consideração alguns itens como o estilo arquitetônico do ambiente, o seu clima predominante, a beleza das plantas e a presença de crianças e adultos. Não foi por acaso que as palmeiras foram incluídas no projeto de paisagismo do shopping. “A espécie de palmeiras encontrada no Shopping Crystal Plaza não é tóxica e praticamente não faz sujeira nem atrai insetos, o que é ideal para o local”, conta Rosimeri.

Ao entrar no Shopping Crystal Plaza, é possível perceber que a área externa possui uma dinâmica de luzes que contribui para a percepção do tempo. Ao contrário do que acontece em muitos shoppings, no Crystal é possível acompanhar o sol e saber quando é dia e quando é noite. “Quanto mais a natureza participa de um espaço, mais bonito ele fica”, comenta a gerente de Marketing do Shopping Crystal Plaza, Lylian Vargas. Vale destacar, ainda, que ao inserir elementos da natureza em seu espaço, o Shopping estimula sensações agradáveis aos seus frequentadores, as quais são geradas pelas belas paisagens das plantas.

A preocupação do Shopping Crystal Plaza com o bem-estar de seus clientes mostra a tendência do varejo de luxo contemporâneo em oferecer não apenas a excelência em produtos e serviços, mas sim proporcionar a seus consumidores o privilégio de desfrutar de sensações.

Faça uma visita ao site do Crystal Plaza e conheça mais detalhes:
http://www.shoppingcrystal.com.br/

Créditos: Naideron Jr e Mcomm Comunicação Dirigida