Por Ricardo Ojeda Marins

A francesa luxuosa loja de departamentos Galeries Lafayette continua em expansão internacional além do continente europeu, desde 2009 nos Emirados Árabes Unidos e com uma loja abrindo em Beijing este ano. A empresa também vê possibilidades de abertura de lojas no Marrocos e na Tunísia. Galeries Lafayette, assim, vem ganhando uma vantagem competitiva internacionalmente contra alguns de seus concorrentes diretos, como Saks Fifth Avenue, Harvey Nichols e Bloomingdales, esta última com programação de abrir sua primeira loja internacional no Dubai Mall, o principal shopping dos Emirados Árabes.

Embora isso pareça ser a solução ideal para a redução de vendas em empresas de varejo em seus países de origem, o excesso de expansão internacional pode ter um efeito prejudicial a longo prazo sobre sua reputação e reconhecimento da marca. É fundamental, durante um planejamento, primar por uma política de distribuição seletiva, para que a marca esteja presente em países/cidades em que a mesma tenha o seu valor reconhecido, e que prime por um mix de marcas e produtos compatíveis com a cultura e demanda do país em questão.

Muitas das lojas Galeries Lafayette fora da França incluem um mix de marcas menos luxuosas e os níveis de serviço ao cliente deixam a desejar, principalmente quando comparados à flagship de Paris, fundada em 1895, ou a loja de Berlim.

Conheça mais detalhes:

http://www.galerieslafayette.com/