Tendo à frente a uruguaia Gabriela Hearst, a primeira latino-americana a comandar sua criação, a icônica marca de luxo francesa Chloé desfilou nesta quinta, 30 de setembro, às margens do rio Sena, em Paris, sua mais nova coleção.

O verão 2022 da renomada casa de moda francesa reforça a guinada em curso na Chloé, reafirmando valores que guiam sua criação desde a entrada de Gabriela: o desejo de uma moda mais sustentável, a valorização dos pequenos artesãos e o reaproveitamento de materiais de coleções passadas.

Tudo isso se materializou na passarela de um jeito muito leve e elegante, com macramês, franjas, vestidos e kaftans em linho, além de belas bolsas com tramas e acabamentos feitos à mão. Tudo na passarela da marca busca ser eco-friendly e ter impacto ambiental reduzido. O uso de materiais de menor impacto ambiental ganha mais peso (são 58% nesta coleção, versus 40% na temporada de outono-inverno 2021).

A belíssima coleção traz ainda vestidos adornados com talismãs de metal provenientes de joias de estoque morto. As listras são pintadas à mão em cashmere e voile em vários tons de corante azul à base de vegetais. Tecidos multicolores reciclados que sobraram de coleções anteriores são desfiados, bordados e entrelaçados em macramês.

Os acessórios foram um dos grandes destaques. Conchas são tecidas à mão em colares feitos com tecidos de sobras de estoque e intercaladas com pedras preciosas. As gemas encontradas em todo a coleção são todas de origem natural.

As bolsas da coleção de primavera-verão Chloé são feitas cerca de 70% de couro e proveniente de curtumes certificados pelo Leather Working Group(LWG). O grupo se esforça para promover a melhoria na indústria de fabricação de couro, trazendo visibilidade a melhores práticas e fornecendo diretrizes para a melhoria contínua.

Outra novidade das bolsas é que elas tiveram os forros em algodão refeitos em linho, pois o seu cultivo emite menos gases de efeito estufa e requer muito menos água, tornando-se um impacto menor por natureza. A icônica bolsa Edith agora surge com fita de couro costurada à mão em torno das extremidades.

Esta temporada consagra uma parceria de longo prazo com a Mifuko, membro da WFTO (Organização Mundial do Comércio Justo), uma associação com cerca de 400 organizações de todo o mundo comprometidas em melhorar a subsistência de produtores economicamente marginalizados.