Esse momento inusitado que todos estamos vivendo com a pandemia do Coronavírus (Covid-19) retrata um cenário em que a INCERTEZA é a palavra que mais ouvimos e falamos. Afinal, não temos uma situação precedente para compararmos. É tudo realmente novo para todos. Mas não há dúvidas de que o senso de coletividade nunca foi tão importante e aliás, mandatório para quem tem empatia.
Muitas empresas do mercado de luxo e do mercado em geral estão agindo de maneira incrível. Com doações em dinheiro, doações em materiais, compras de materiais hospitalares, incentivos em suas redes sociais para incentivar o engajamento social, entretenimento em suas redes sociais…enfim, são diversas maneiras de fazerem a diferença como realmente estão.
Gostaria de compartilhar com vocês algumas empresas que estão engajadas com o atual cenário:
ANTO.STUDIO
O trabalho do Anto.Studio, renomado studio de personalização da artista Antonia Pinto Coelho de Oliveira, nos Jardins em São Paulo, é a prova da sensibilidade, criatividade e amor de sua criadora. O studio criou a arte de um comunicado para ser colocado no elevador de um prédio residencial no Rio de Janeiro, a pedido de Sandra Pitta, paciente oncológica que teve o cuidado de avisar a seus moradores que faz parte do grupo de alto risco e onde pede para ser avisada no caso de haver algum morador infectado, para ela redobrar seus cuidados, uma vez que precisa sair semanalmente de casa para realizar sessões de seu tratamento quimioterápico. No comunicado, nota-se a delicadeza de uma boneca com fitinhas de cores variadas, que são as cores dos diversos grupos de câncer, para que crianças e outras pessoas que não pudessem ler, reconhecessem pelo símbolo. O Anto.Studio é reconhecido por customizar produtos como bolsas, carteiras e tênis. Tudo é feito seguindo as expectativas de seus cientes.
LES CLOCHES
A empresária Luciana Hildebrand, criadora e proprietária da marca, criou uma ação em seu instagram no intuito de arrecadar fundos para a Santa Casa de São Carlos e ajudar no combate ao Covid-19. Foi criado um sorteio, em que os participantes concorrem a R$ 2.000,00 para serem utilizados em compras no site da marca ou pelo WhatsApp. Para poder concorrer, seus seguidores devem fazer doações a partir de R$ 25,00 através do site Vakinha, colocar seu nome no site no momento da doação e indicar 2 pessoas nos comentários do post oficial. O sorteio será no dia 05/04/2020. A meta a ser arrecadada era de R$ 5.000,00 e até o momento a arredação já superou a estimativa e está em R$ 8.000,00 (até o momento que essa matéria foi realizada). É lindo ver como a solidariedade está movendo as pessoas. Para fazer a sua doação, clique aqui.
HYATT HOTELS
A rede de hotéis de luxo Hyatt é reconhecida por suas ações sustentáveis ao redor do mundo. O hotel Grand Hyatt São Paulo irá doar mais de 1.400 lençóis, fronhas e edredons para os hospitais Santa Casa de Santo Amaro, em SP, e o Centro Médico de Especialidades Municipal Quarteirão da Saúde, em Diadema (SP). O Hyatt On The Bund, em Shanghai, doou 1.000 toucas de banho (para uso como autoproteção) a voluntários locais e, após o fechamento temporário, o Grand Hyatt Vail doou mais de 200 pacotes de alimentos e suprimentos para os funcionários afetados. O Park Hyatt Beaver Creek doou todos os alimentos não utilizados e outros produtos, aos funcionários e suas famílias. Já o hotel Hyatt Regency Orlando criou um sistema de distribuição de alimentos no estilo de linha de montagem para servir mais de 600 funcionários. Aqui no Brasil, a marca conta com uma programa especial há alguns anos, chamado Hyatt Next Generation, que reúne agentes de viagens em grupos para workshops, palestras com temas corporativos e com foco em autoconhecimento, além de ações beneficentes sob o comando de Mariana Azevedo, Diretora da divisão Luxury da marca no Brasil e América Latina. Não é a toa que o slogan da marca é “WE care FOR PEOPLE SO THEY CAN BE THEIR best”. Admirável!
MELLINA MACHADO JOIAS
A joalheira Mellina Machado é reconhecida por suas criações arrojadas e contemporâneas. Mellina lançou uma campanha com 15% OFF em algumas joias e 30% dos valores dessas vendas serão doados para compra de cestas básicas. As joias selecionadas são especialmente com pedras verdes, por conta de seus significados, como a tão desejada esmeralda: com a energia de cura e purificação, é uma pedra poderosa de saúde, vitalidade e energização de ambientes. Vale lembrar que a joalheira já faz um trabalho de doações há alguns anos, mas agora nesse momento busca engajar mais as pessoas para a causa. Mellina tem ainda uma coleção exclusiva de peças religiosas. As compras poderão ser parceladas em até 10x no cartão de crédito. Para efetuar a sua compra, clique aqui.
BLUE GARDENIA
A marca Blue Gardenia, reconhecida por suas criações de cama, mesa e banho de luxo, fez uma doação de quase 1.000 máscaras cirúrgicas para o Fundo de Solidariedade de Santos, no litoral paulista. A equipe da marca não mediu esforços e voluntariamente costuraram as peças doadas. Para fazer a sua doação, envie WhatsApp para +55 13 99785-4859 ou e-mail para fundodesolidariedade@santos.sp.gov.br
MAGAZINE LUIZA
O Magazine Luiza anunciou uma doação de R$ 10 milhões em equipamentos e outros itens para o tratamento das vítimas da pandemia da covid-19. O valor está sendo destinado à compra de respiradores artificiais, leitos, colchões e travesseiros para equipar hospitais públicos e filantrópicos de todo o País, de acordo com a Revista Exame. Luiza Helena Trajano, CEO da marca, publicou um vídeo em seu Instagram anunciando também a plataforma Parceiro Magalu, especial para profissionais autônomos e pequenos lojistas impactados pela crise e que possam vender seus produtos ali. Para conhecer a plataforma, clique aqui.
POLO RALPH LAUREN
A grife americana de Ralph Lauren fez uma doação de USD 10 milhões para o combate a pandemia através da Fundação Ralph Lauren Corporate. Os fundos serão destinados a fornecer subsídios financeiros através da Fundação Emergency Assistance para seus funcionários que enfrentam dificuldades como necessidades médicas, assistência a idosos e crianças; contribuir com o fundo World Health Organization COVID-19 Solidary Response – um esforço global que apoia os países a prevenir, detectar e responder à pandemia; continuar apoiando a rede de instituições internacionais de tratamento ao câncer através do fundo Pink Pony; e doar uma quantia para o Council of Fashion Designers of America (CFDA)/Vogue Fashion Fund para apoiar a comunidade de moda impactada pela pandemia. Ralph Lauren também iniciou a produção de 250.000 máscaras e 25.000 roupas de isolamento em suas fábricas parceiras nos Estados Unidos.
GRUPO LVMH
O grupo LVMH, maior conglomerado de marcas de luxo como Louis Vuitton, Fendi, Celine e outras, anunciou utilizar a sua instalação produtiva de perfumes e cosméticos (Parfums Christian Dior, Guerlain e Parfums Givenchy) na França para produzir grandes quantidades de álcool gel. O aviso da marca diz que o gel será entregue sem custo às autoridades de saúde da França como prioridade. Com essa iniciativa, o grupo LVMH quer ajudar a minimizar o risco de falta de produto no país e ajudar o maior número de pessoas a continuar adotando as ações corretas para se proteger contra a propagação do vírus. Na Itália por exemplo, a grife Fendi também está atuando, fornecendo suporte financeiro para a região da Lombardia e enviando máscaras cirúrgicas para a Toscana. Mais de 100.000 máscaras serão entregues neste final de semana.