Encantar o cliente é tema imprescindível nos treinamentos que realizo sobre Atendimento no Mercado de Luxo. E para encantar um cliente, é fundamental a equipe de vendas conhecê-lo para poder entendê-lo e encantá-lo!

O vendedor tem um papel essencial na identificação do cliente, no atendimento às suas necessidades e na entrega do melhor serviço. Cada cliente deve ser reconhecido como único e assim ter suas informações pessoais valorizadas (e registradas!). Registrar esses dados e preferências em um sistema de CRM (Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente) da empresa é muito importante, pois a equipe não pode (nem deve) contar com a memória para lembrar de cada dado específico e sigiloso. Por exemplo: um agente de viagens ter registrado em seu sistema o máximo de dados e preferências de consumo de seus viajantes, como destinos, estilos de viagem, se é um cliente sensível a preço, tipos de acomodações que ele gosta e o que não gosta também!

É essencial ainda, claro, estabelecer uma relação genuína entre vendedor e cliente, e isso se constrói com o tempo, como qualquer relacionamento.

Lembre-se: quanto mais você conhece uma pessoa, mais assertiva será a sua escolha para presenteá-la!

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