As redes sociais são, sem dúvida, relevantes ferramentas de comunicação para empresas e profissionais liberais. Um papel que se fortaleceu mais ainda com o início da pandemia do coronavírus, quando empresas e prestadores de serviços reforçaram seus produtos e serviços no meio digital.

No setor da hotelaria de luxo não foi diferente. Hotéis associados a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) vem sido vítimas de golpes. Cibercriminosos têm criado falsos perfis para aplicarem golpes por meio da obtenção indevida de dados dos seguidores de hotéis e pousadas.

De acordo com a diretora executiva da BLTA, Simone Scorsato, os fraudadores estão atuando de norte a sul do país e, dos 39 empreendimentos associados, somente dois não foram vítimas de golpes no Facebook e no Instagram.

“Isso não é uma situação exclusiva da BLTA, outras associações de hotelaria e turismo relatam o mesmo problema. No grupo de WhatsApp dos membros da BLTA se tornou frequente os relatos de contas fakes e pedidos de denúncia das mesmas”, diz Simone.

Alguns desses empreendimentos, inclusive, foram vítimas de fraude mais de uma vez. É o caso, por exemplo, da Pousada Estrela D’Água (Trancoso, Bahia), que teve duas contas falsas criadas com seu nome que ofereciam sorteios de diárias. Diante do golpe, o hotel-boutique promoveu os devidos ajustes no Instagram por meio do preenchimento de formulários específicos, fazendo a “denúncia de marca comercial” para que o perfil fake fosse removido em até 24 horas. Mas, apesar da rápida tomada de medidas, dois seguidores relataram ter fornecido dados pessoais, que é o principal objetivo dos fraudadores.

No Estado de São Paulo, os hotéis Unique (São Paulo) e Unique Garden (Mairiporã) lutam para excluir cinco perfis fakes ainda ativos no Instagram. Todos já foram exaustivamente denunciados, mas os porta-vozes da plataforma afirmam que as contas falsas não ferem suas diretrizes. Por dia, são mais de 30 respostas junto aos usuários, mas o hotel comenta que já chegaram a cerca de 50 mensagens diárias.

Outros hotéis de luxo associados à BLTA também vem sofrendo os mesmos golpes, tais como o Rancho do Peixe (Ceará), que teve seu perfil clonado três vezes, e o Janeiro Hotel (Rio de Janeiro), que teve seu perfil clonado quatro vezes.

Cada vez mais audaciosos em suas abordagens, em sínteses os golpes seguem a mesma sistemática. Depois da criação de contas falsas com nomes parecidos (geralmente se adiciona um número no final, um ponto, underline _br, etc.) ao oficial que oferecem vantagens e assim que recebem os dados pessoais das vítimas que acreditaram estar acessando um perfil verdadeiro, os estelionatários enviam uma mensagem de texto que, ao ser acessada, clona-se o WhatsApp da vítima automaticamente, abrindo espaço para a extorsão.

ATENÇÃO! Desconfiem e se certifiquem de contas com baixo número de seguidores ou ofertas tentadoras, verifiquem no site do hotel, pois quando o milagre é demais até o santo desconfia. Como sempre falamos aqui no blog, ter um agente de viagens faz toda diferença – não deixe de consultá-lo para checar se a promoção do hotel realmente existe, e principalmente JAMAIS CLIQUE EM NENHUM LINK sem ter certeza de que é do perfil real do hotel!