A Manolita, marca de sapatos fundada por Débora Leal em 2012 sempre teve o propósito de ser slow fashion, e desde sua criação esteve engajada em utilizar técnicas de trabalho sustentável, 100% manual, artesanal e transparente, apostando na fabricação handmade que não utiliza maquinários. O primeiro passo para trazer a sustentabilidade para o produto final, foi substituir os saltos de plástico por canos de PVC descartados em ferros velhos.

No início deste ano a marca apostou em três lançamentos para reforçar essa preocupação com o meio ambiente e incentivar o uso de matérias-primas eco friendly.

As flats e os saltos feitos com o couro do peixe Pirarucu são naturalmente belas, resistentes, flexíveis e se destacam com texturas e cores vivas. A sustentabilidade vem do reaproveitamento de quilos de couro extraídos de comunidades ribeirinhas da Amazônia, enriquecendo a economia da população ribeirinha e reduzindo a quantidade de material descartado. Serão vendidas em edição limitada, valorizando a produção sustentável, o respeito ao meio ambiente e ao processo produtivo 100% manual.

O tamanco Lolly por sua vez é produzido artesanalmente em palha de Carnaúba, uma árvore típica do nordeste brasileiro, também conhecida como “árvore da vida”. O modelo possui tiras assimétricas, salto geométrico em madeira de reflorestamento pintado à mão e bico em formato quadrado. Uma verdadeira releitura sofisticada, moderna e natural.

A Flat Pirarucu, o Salto Pirarucu e o Tamanco Lolly já estão disponíveis nas lojas físicas e no e-commerce.