Por Ricardo Ojeda Marins

A página da grife suíça Maurice Lacroix no Facebook está convidando seus usuários a enviarem perguntas e comentários para Martin Bachmann, CEO da marca, até o final de Maio. Bachmann estará online para interagir pessoalmente com os fãs da página, respondendo às perguntas e comentários, através de um vídeo a ser postado em 11 de Junho.

O projeto da relojoaria também está presente no Youtube, onde disponibiliza um canal de comunicação da marca com seu consumidor. Vídeos institucionais, making of de campanhas e uma “visita” privilegiada às oficinas de relógios em Saignelégier, Jura, na Suíça, podem ser usufruídos ali. O canal apresenta também os embaixadores da marca, estratégia muito utilizada por marcas de luxo e premium.

A marca Maurice Lacroix trabalha com a agência eYeka Asia, tendo como objetivo aumentar a participação dos consumidores e trazer transparência à marca. Está sendo considerado um avanço para uma marca de relógios de luxo receber comentários públicos, sem temer a negatividade que a mídia social pode trazer. Alexandre Olmedo, CEO da eYeka Asia disse, “Maurice Lacroix está nos mostrando o grande valor de ouvir o consumidor.”

Um dos maiores equívocos dos gestores da marca é que a web não pode ser utilizada pelo mercado de luxo, o que vem mudando há algum tempo. Antes, boa parte de marcas e produtos de luxo tinham um medo persistente de arruinar a reputação da marca por considerar o meio online específico para o mercado de massa. Hoje, marcas e negócios de luxo brasileiro como Daslu, Shopping Cidade Jardim, Trousseau e internacionais como Gucci, Mandarin Oriental Hotels e outros fazem o uso dessa importante estratégia online, mantendo páginas em redes sociais como Facebook e Twitter, sustentando uma comunicação constante com o seu consumidor, atualizado-o com relação à marca e suas ações promocionais, além de poder ouvi-lo, conhecê-lo e entendê-lo melhor. Boa parte das marcas de luxo também estão em redes “invitation-only”, como ASmallWorld e Elysiants, onde, como o nome já diz, um membership é disponibilizado somente por convite ou desembolsando alguns milhares de dólares. Bem-nascidos do mundo inteiro já fazem parte dessas redes, alvo do desejo de muitos.

O importante, ao utilizar as mídias sociais para o segmento de luxo, é considerar que todos os canais – online e offline – devem refletir a mesma estratégia e coerência de acordo com a imagem da marca, além de uma implementação de algo novo e estimulante. É fundamental estar em canais onde o seu consumidor esteja presente e possa interagir com a marca, além de jamais perder o conceito de exclusividade e personalização, imprescindíveis para qualquer produto ou serviço de luxo.