A ArtRio encerrou neste domingo sua 11ª edição, realiza em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma online entre os dias 08 e 12 de setembro. Seguindo todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, a feira foi o primeiro evento a pedir a apresentação da comprovação de vacinação contra a COVID-19 na entrada, garantindo mais segurança para os visitantes e para também todos os profissionais trabalhando. O evento teve público presente total de 14.800 pessoas, divididos entre os cinco dias. 

Realizar a ArtRio no cenário de pandemia, dois anos consecutivos, representa para nós que a arte resiste sempre, a tudo e a todos. A arte é a maneira como vemos o mundo e escrevemos nossa história. Nosso compromisso com toda a cadeia do segmento é muito forte, e a questão do presencial, do olhar, da admiração, é muito importante. Estamos aqui, todos juntos, mirando o futuro“, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Com a participação de 65 galerias e 16 instituições, a ArtRio recebeu nomes como Galeria Nara Roesler, Anita Schwartz Galeria de Arte, Portas Vilaseca Galeria, Galeria Mapa, Galeria Movimento e Pinakotheke. A feira de arte teve, entre os destaques, a apresentação de obras alusivas ao cenário atual do país, tanto social e cultural, como político. Novos artistas também foram destaque, presentes tanto nas galerias jovens como também já em casas já estabelecidas.

A arte é uma das mais importantes formas de comunicação que temos, algumas vezes reproduzindo a realidade e outras indicando a realidade que gostaríamos de ter. A produção artística apresentada na ArtRio esse foi muito relevante nesse sentido. Acho muito importante falar sobre diversidade e inclusão. Nomes jovens, de diferentes histórias e trajetórias, estão conquistando relevantes espaços na cena atual, e são valorizados 100% pelo excelente conteúdo artístico produzido“, completa Brenda.

Mais uma vez, a ArtRio estimulou a doação de obras presentes na feira para o acervo do Museu de Arte do Rio – MAR. A equipe de curadoria do museu visitou o evento e marcou as obras de interesse

A ArtRio gerou cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos para a montagem e produção do evento, atendimento nos bares e foodtrucks, além das equipes das galerias participantes. A Artrio 2021 contou com patrocínio da XP Private e da AmBev, com apoio da Aliansce Sonae, Rio Galeão, Movida, Osklen, Petra Gold, Paco Rabanne, Tropix e Estácio. Hotéis Windsor, com o Miramar Hotel, foi a rede oficial do evento e o Shopping Leblon o shopping oficial.

O evento contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo.