Há alguns dias a grife Bottega Veneta deletou suas contas nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter. Sua saída abrupta do ambiente online vem intrigando muita gente, principalmente no mundo da moda e no mercado do luxo. A marca, que pertence ao Kering Group (dono de outras marcas de luxo como Gucci, Balenciaga e Saint Laurent) foi a primeira empresa de luxo a deixar as redes sociais.

Estaria a marca remando contra a maré? Afinal, de acordo com pesquisa da consultoria Bain & Company, espera-se que as vendas online respondam por até 30% do mercado de luxo até 2025.

Seria uma volta ao passado? Quem sabe! Durante muito tempo as marcas de luxo relutaram em ter uma presença online, principalmente para vendas e não apenas redes sociais. Pode ser que a marca queira utilizar a inacessibilidade, um termo importante e que faz parte da política de preço, distribuição e comunicação de marcas de luxo.

Seria uma estratégia de Marketing para o lançamento de sua coleção Primavera / Verão 2021?

São muitas as possibilidades. Até mesmo um problema técnico com a conta. Se for uma decisão da marca realmemte sair, até faz sentido considerando seu último desfile, onde houve uma pequena apresentação em formato de salão, que foi mantida privada por dois meses, antes de ser lançada em vídeo em dezembro. Naquela época, Daniel Lee, Diretor Criativo da marca, disse à Vogue americana que “não acredita” em desfiles digitais.

Intrigante é que a marca fechou seus perfis oficiais, mas manteve ativa a conta BOTTEGA VENETA by Daniel Lee que , na verdade é a conta do diretor criativo da marca e ali 90% dos posts são dedicados à Bottega Veneta.

A grife Bottega Veneta, que fechou suas contas nas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter