Antes da pandemia, muitos de nós pensávamos que passávamos quase todo o dia de trabalho no computador. Mal sabíamos que agora, na pandemia, ficaríamos realmente muito mais. em home office, perdemos muitas oportunidades ao longo do dia em que nossos olhos se afastavam da tela, como reuniões, intervalos para café, almoços e outros.

E as videochamadas? Como geram fadiga! Tenho ouvido de muitos clientes nas sessões de Coaching reclamações de excesso de chamadas por vídeo. Elas exigem que a gente se concentre em vários rostos ao mesmo tempo, você é visto por todos, precisa se concentrar para ouvir bem, e lidar com as falhas de conexão da internet que podem ocorrer. Isso acaba gerando uma exaustão mental e emocional, sem contar que o tempo extra na frente das telas também pode causar cansaço visual e fadiga muscular.

Compartilho com vocês 4 dicas para reduzir seu tempo em frente às telas:

Faça chamadas por vídeo apenas quando necessário

Aplicativos de conversas por vídeo como o zoom são excelentes, mas muitas vezes há assuntos mais rápidos que podem ser tratados com eficiência por e-mail, uma mensagem de whatsapp, uma chamada rápida. deixe as chamadas por vídeo para situações em que realmente exigem mais interação entre você e seu interlocutor.

Estabeleça horários para o uso do celular

Além da tela do computador, é fato que passamos horas do dia em outras telas, como do celular e do tablet. defina horários para acessar redes sociais e outros aplicativos. Se for necessário, desative as notificações de aplicativos específicos durante algumas horas do seu dia, para melhorar a sua concentração.

Troque o digital pelo papel

Ser digital é inevitável, mas para algumas tarefas, vale a pena usarmos o bom e velho papel e caneta para anotar, por exemplo, tópicos para uma próxima reunião, ideias para um novo projeto, e post-its com lembretes de coisas para o futuro próximo.

Faça pausas durante o seu dia

Aproveite os pontos positivos de estar em home office para fazer suas refeições com calma, criar pausas para fazer atividades longe das telas, como uma caminhada após o almoço, conversar com a família…atividades que não envolvam tecnologia.