O que torna tudo o que fazemos original? Nós! Somos únicos. Nossas habilidades, dons e talentos para tudo o que fazemos. Podemos escolher um único tema, por exemplo, e cada pessoa escrever sobre ele com suas palavras, abordagens diferentes do outro. Uma coisa é alguém ver um post sobre um tema e falar sobre ele depois, com o SEU entendimento, SUA percepção. OUTRA COISA é copiar.
Em essência, o que fazemos não pode ser copiado. Quem copia, acaba deixando provas além das óbvias. Não fica natural. Fica forçado. E isso acontece em muitos segmentos: eu mesmo já tive artigos que eu escrevi e que foram copiados na íntegra, sem a pessoa mencionar a fonte (eu). Na moda, é comum brigas entre profissionais por conta de criações idênticas à de um concorrente, seja na joalheria, no segmento de alimentos, no jornalismo…
Há uma linha muito tênue entre a cópia e a inspiração. Pessoas criativas sabem usar as referências que tem de uma maneira que combine com suas ideias e torne o seu produto ou serviço único. Inspirar-se é gostar de algo ou alguém que você admira e tirar ensinamentos e novas ideias a partir dali. Quem faz cópia não se preocupa em ter diferentes referências. Quem copia, copia uma receita na íntegra, um texto inteiro, uma coleção, uma peça…quem copia geralmente não pesquisa. É um trabalho de mentira. E nenhuma mentira dura eternamente!
Sejamos originais! Sejamos inspiração para alguém sempre!