Vivemos momentos particularmente difíceis para administrar um negócio – e no mercado de luxo não é diferente. Agora que muitas joalherias e ateliês de joias estão fechados durante a quarentena, a maioria conta com meios digitais para atrair clientes, sendo as redes sociais o principal meio.

Abaixo, compartilho 5 estratégias para chamar a atenção de suas postagens e tornar a conta de mídia social da sua empresa uma força para o seu negócio.

1) Seja solidário e compartilhe suas ações

Nunca o senso de coletivo foi tão essencial como agora e ser solidário é nosso dever! Não hesite em dizer ao seu público como você está fazendo a diferença. Se você está apoiando uma ou mais causas sociais, agora é o momento perfeito para compartilhar em suas redes sociais. Informe os resultados também. Um ótimo exemplo no Brasil é da marca de joias Silvia Furmanovich, que publicou em suas redes sociais recentemente uma carta de agradecimento do Hospital das Clínicas em São Paulo. A grife fez uma doação de  parte do resultado de suas vendas online de março e abril deste ano para ajudar no combate ao Coronavírus (Covid-19). Ótima inspiração para você também fazer a diferença!

 

2) Mantenha seu público informado sobre as medidas de saúde e segurança que você adotou para proteger seus funcionários e clientes

Garanta que você esteja realizando a limpeza de sua loja ou ateliê de maneira minuciosa e frequente, especialmente superfícies tocáveis, como portas e bandejas. Por mais que a venda esteja sendo realizada nesse momento apenas online, o proprietário ou pessoas da equipe estão presentes para poder organizar os produtos e o envio para os correios ou empresa de entrega – portanto é importante comunicar seus clientes como você está protegendo seus funcionários. Um estudo realizado pela Accenture revelou que 65% dos clientes são atraídos por marcas que tratam bem seus funcionários. Essa descoberta importa mais agora do que nunca. À medida que o mundo se une para lutar contra um inimigo invisível, os valores e o compromisso das marcas com seus funcionários serão testados.

 

3) Mantenha sua frequência de postagens – COM CUIDADO!

Não há problema em postar seu conteúdo normalmente em suas redes, porém é um momento de cautela redobrada. É essencial fazer seu público sentir que você se importa com ele e com tudo o que está acontecendo. Agora não é o momento de focar em vendas agressivamente e isso pode destruir a reputação da sua marca a longo prazo. É hora de sermos humanos. Que tal aproveitar para contar mais sobre sua história? De fato, como as postagens nas mídias sociais são uma ótima maneira de destacar sua empresa, agora é a hora de publicar mais do que nunca.

 

4) Atenção ao tom de voz e à empatia

O tom de voz em sua comunicação merece ainda mais cuidado nesse momento, pois esse tom representa a personalidade e os valores da sua marca. Agora é o momento em que o comercial dá lugar à empatia e à compaixão. Isso pode ajudar sua marca a sobreviver. Se você estava prestes a lançar uma nova coleção por exemplo, nada lhe impede de fazê-lo agora – mas, claro, não de maneira muito agressiva. Se isso ocorrer, que tal destinar parte das vendas para instituições que ajudam os vulneráveis ​?

 

5) Demonstre confiança e compaixão

Conecte-se com seus clientes de forma emocional, genuína. Que tal organizar Lives com profissionais parceiros e falar de assuntos que seus clientes tenham interesse? Pode ser uma ótima oportunidade de ajudar as pessoas a enfrentar esse momento tão desafiador. Todos estamos apreensivos, ansiosos, e nossos clientes também estão. Essa pode ser uma ótima maneira de manter seus clientes envolvidos com você.

Espero que essas dicas e reflexões sejam úteis para vocês! Juntos vamos driblar tudo isso com a esperança de dias melhores!

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