Giorgio Armani é, sem dúvida, um ícone de resiliência. O renomado designer fundou sua marca italiana de mesmo nome em meados dos anos 70, uma década que viu austeridade, Guerra Fria e violentos ataques terroristas em todo o mundo, incluindo a Itália. Sua marca cresceu em boa parte por conta de sua visão de longo prazo e, claro, por ele ser um criador gênio que se tornou empresário com sua grife – hoje uma gigante da moda de 2,1 bilhões de euros, atuando em segmentos além da moda, como hotelaria de luxo, cosméticos, linha casa e acessórios.

E por falar em resiliência, como vem se comportando Armani diante do Coronavírus (COVID-19)?  Durante a Semana de Moda de Milão, em Fevereiro de 2020, Giorgio Armani esteve entre os poucos cujo desfile ocorreu a portas fechadas por respeito a todos os convidados e pessoas envolvidas. Na época, a zona vermelha do COVID-19 ficava a poucos quilômetros de Milão e a cidade já estava com seus hospitais repletos de pacientes gravemente enfermos.

Armani foi o primeiro a fazer doações para os hospitais de Milão e o primeiro (e único) a comprar páginas inteiras em jornais italianos para enviar homenagens aos profissionais de saúde que lidam com as dimensões da emergência. Utilizou ainda suas fábricas na Itália para fazer macacões para médicos e enfermeiras.

O italiano enviou uma mensagem muito clara ao mundo: continuar administrando uma indústria da moda como era antes seria imoral. O desejo de investir dinheiro em produtos e atividades significativos criará o espaço para que novas entidades da moda sejam fundadas e prosperem. As marcas de sucesso do “velho mundo” que gerenciam negócios “vazios” (sem engajamento social) serão submetidas a teste e a maioria não estará pronta para sobreviver à pressão.

Como temos falado em diversos artigos aqui no blog e em lives, mais do que nunca o coletivo dá lugar ao pensamento individual. As ações e comportamentos das empresas perante a pandemia poderão ser fatores decisivos para seus consumidores seguirem ou não consumindo seus produtos.

Estaria surgindo um novo mundo da moda e do luxo, como sabiamente antecipado por Giorgio Armani? Afinal, ele mostrou a todos nós que estradas difíceis geralmente levam a belos destinos, mas somente se formos capazes de repensar o sistema.