O valor emocional que envolve a decisão na compra de um produto de luxo pode e deve também ser utilizado como parte da experiência de compra em outros segmentos, mesmo sem ser de luxo. Ele envolve o grau em que as emoções são despertadas ao comprar um produto ou serviço. Imagine ter a opção de comprar o “mesmo produto” de dois fornecedores diferentes. Um deles faz você se sentir sem importância e o outro faz você se sentir especial, encantado. Se os benefícios e características do produto forem iguais ou similares, o valor de “ser cuidado” contribuirá para a sua decisão de compra.

Por exemplo: você pode comprar uma viagem com hospedagem em um hotel específico em agências de viagens diferentes, e uma delas fazer a diferença em sua decisão. Ou até mesmo um roteiro completo de viagem, que exige ainda mais detalhes, conhecimento e processos (principalmente de comunicação com o cliente, onde geralmente podem ser encontrados possíveis “gaps”, como a demora no tempo de resposta ou o contrário – o real encantamento em cada passo do processo). Lembrando que quanto mais você conhecer o seu cliente, maior será a chance de você poder encantá-lo!

Que valor emocional você fornece ao longo da experiência de seus clientes que seus concorrentes não oferecem?